segunda-feira, novembro 10, 2008

Descubram as diferenças

Na Alemanha, a polícia desmobiliza pacificamente uns poucochinhos manifestantes contra o nuclear. Por cá, a polícia alegadamente agride uma miúda de 10 anos durante uma manifestação de alunos à porta da C+S de Alfragide. Sejam quais forem as razões, nada justifica aquele acto, que a polícia, claro, agora nega.

7 comentários:

Anónimo disse...

Sou Mãe de uma menina que frequenta a mesma turma de uma das crianças agredidas à bastonada. Encontrava-me nas imediações da Escola quando chegou a Policia, o que presenciei, foi uma completa desadequação e descoordenação das forças policiais. Primeiro com um Citroen saxo comprimiram os alunos que se encontravam junto de um dos portões da escola (ao ponto de uma das funcionarias para não ser esmagada ter trepado pelo portão - o que pode ser visto nas imagens). Depois cerca de 7 agentes ao não chegarem junto do referido portão e em vez de adequarem a "força" aos "desordeiros" que tinham à frente, partiram para a agressão, a carga só não foi maior porque um dos agentes ao ver vários telemóveis a fotografar (?) puxou os colegas. Pena é que numa escola onde este ano já por várias vezes, tentaram forçar a entrada de crianças de 10/12 anos em automóveis seja necessário uma acção destas para que a escola segura finalmente compareça nesta escola.
Foram-me cedidas estas imagens por várias pessoas, a quem desde já agradeço.

http://www.transferbigfiles.com/Get.aspx?id=5a7e8bd1-8412-4fdd-b742-4d503b49b1f1

Isobel disse...

As imagens não são totalmente esclarecedoras mas nota-se uma hostilidade excessiva. Acredito na palavra de quem foi testemunha e de quem foi alvo de agressões, é importante denunciar a situação.

Miguel disse...

240MB?!? Mas alguém no seu perfeito juízo vai sacar isso?

Miguel disse...

No Expresso há um vídeo filmado por telemóvel onde se vê no final a polícia a ser empurrada.

Já agora, um dos alunos "agredidos" tem 17 anos e anda no 8º ano... não acham um bocadinho estranho?

FccNunes disse...

Assino por baixo daquilo que o Miguel escreveu.
Até pode ter havido algum excesso (não vi as imagens e, sinceramente, não vou fazer download de um ficheiro daquele tamanho) da policia mas "gato escaldado de água fria tem medo". Os polícias são sempre os culpados de tudo, seja por acertarem em assaltantes/traficantes de droga/violadores..., seja por não fazerem nada. Ora, pelo que me parece, ali agiram! E eu, se tivesse na pele deles, faria o mesmo!
E aquela zona de Alfragide...enfim...podemos dizer que não serão propriamente anjos (obviamente que há excepções, mas...)...

Isobel disse...

Miguel, não custa assim tanto looool

O vídeo do expresso é um conjunto de imagens daqueles vídeos que estão no link... e a polícia é empurrada porque devido a algo que não é visível no vídeo algo assusta os alunos, que começam a dispersar.
É claro que os vídeos não tiram as dúvidas.. nada é visível neles. Mas as pessoas estavam lá e só elas sabem o que aconteceu e quem tem razão. Eu acho que o acto policial foi inusitado, se aconteceu como as pessoas testemunham
Sempre houve repetentes no 8º ano, não é novidade, o que, só por si, não leva a grandes conclusões.
A outra pessoa agredida acho que é uma rapariga... só se tivesse uma grande naifa, não é?

Isobel disse...

Fcc, a polícia serve para manter a ordem, não é? Pelo que vi dos vídeos, não me pareceu que houvesse uma grande ameaça nos termos que apresentas... mas não posso tirar grandes conclusões só através disso, claro.
Pareceu-me que eles queriam passar para abrir o portão e foram barrados... não sei o que se passou depois, não consigo ver bem, no último vídeo - não estive lá loool.
Não generalizo nem diabolizo os polícias mas a maior parte dos que conheci (e foram muitos)... bem, digamos que não me fio muito neles. Racistas, machistas, acham que têm realmente muito poder pela farda que vestem... eles são, de facto, a autoridade mas, como sabes, nem toda a boa autoridade é posta em prática através da força.
Se queriam fazer algo de dissuasor, levassem a polícia de choque, aposto que os miúdos desabelhavam logo mal os vissem. Vão para lá dois ou três oficiais, para o meio de uma turba daquelas... só podem reagir à porrada, se se virem pressionados.